Dublin

Quais certificados uma escola de inglês deve ter na Irlanda?

4 Mêses ago

Muitas pessoas querem fazer intercâmbio na Irlanda e não tem noção de por onde começar, e isso é super normal, estar confuso, indeciso é humano, eu também passei por esta fase e por isso este texto é para ajudar quem está pesquisando escolas e precisa saber mais sobre elas.

Eu não vou falar aqui que uma escola é boa ou que a outra é melhor, este não é um post de indicação e sim um post para falar sobre os certificados que as escolas precisam ter para que elas sejam regulamentadas pela imigração.

Em 2014, quando eu vim fazer o intercâmbio pela primeira vez, a imigração começou a se dar conta que ela precisava fiscalizar melhor as escolhas e colocar um padrão, sendo assim, ela avaliou uma série de fatores e fechou várias instituições que não estavam de acordo com as regras mínimas exigida pelo país, inclusive a escola que eu contratei para estudar foi fechada assim que eu desembarquei em Dublin. Eu cheguei numa quinta feira, fiz meu teste de nível na sexta e na segunda quando retornei para a ter a minha primeira aula fui surpreendida com vários policiais, repórteres e curiosos na porta da escola e um aviso gigante na entrada falando que a instituição tinha sido fechada!

Eu passei um apertinho nesta época, mas como vim por agência, ela se responsabilizou em cuidar do meu caso e logo fui realocada em uma nova escola (está ai uma das importâncias de vir por agência, ela estará disposta a te ajudar no que você precisar).

Bom, vamos voltar, após este acontecimento de várias escolas fechadas a imigração está mais atenta as escolas e instalou 4 itens que mostram como está a situação da escola perante a imigração.

  • ILEP

O ILEP é a lista que informa todas as escolas que estão regulamentadas pela imigração, então se você está na dúvida se sua escola esta regulamentada é só procurar pela lista do ILEP.

  • Learn Protection

O Learn Protection é um seguro obrigatório exigido pelo governo. A grosso modo falando ele é responsável por garantir um reembolso (em média) de 1 mil Euros, caso sua escola seja fechada ou aconteça algo do tipo que ela não possa mais te oferecer o ensino. Lembrando que não importa o valor que você pagou no curso, o Learn Protection te garante em média 1 mil Euros, para que você invista em uma outra escola. O que acontece é que na maioria delas os cursos giram acima de 1.800 Euros, o que indica que você terá que pagar do seu bolso a diferença. Depois de 2014, nenhuma escola foi fechada e pelo que consta todas andam de acordo com a imigração.

O ILEP e o Learn Protection SÃO OBRIGATÓRIOS, se sua escola não está na lista do ILEP e não tem o Learn Protection, fique atento, tem alguma coisa errada aí.

Agora vamos falar de dois selos que não são obrigatórios, porém são muito importantes e com certeza fazem um grande diferencial para a escolha da sua escola.

  • ACELS

Este é um selo que garante a qualidade de ensino da instituição, prova que ela sempre busca inovar na qualidade e que esta totalmente focada no ensino.

  • MEI

Este é um selo muito importante e acho válido você verificar se sua escola o possui. Bom, vamos entender então o que é o MEI. Ele é um seguro financeiro, mas não é igual ao Learn Protection, neste caso o MEI se responsabiliza por você caso aconteça alguma coisa com sua escola, e isso funciona de uma maneira bem simples. Por exemplo, caso sua escola feche, você será transferido para uma escola do mesmo padrão ou de melhor qualidade associada ao MEI, sem precisar ter nenhum gasto adicional. É como se o MEI se responsabilizasse por sua questão financeira na transição de escolas sem que você precise se preocupar com isso.

Para mim o MEI é fantástico porque caso algo saia do seu planejamento você não será pego de surpresa. Isso aconteceu comigo e digo de experiência própria, não ter que tirar um dinheiro do seu bolso durante um problema no intercâmbio é simplesmente maravilhoso. Conselho de amiga que já passou por esta situação!

Bom, espero ter ajudado, na hora da pesquisa fiquem atentos. Escolha uma escola que se encaixe no perfil do intercâmbio dos seus sonhos.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

 

Alessanda Assis | Batom na Mala

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *