halloween (1)

Halloween na Irlanda

1 year ago

Como vocês sabem, o Batom na Mala também é cultura. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a festa Irlandesa que eu mais gosto, o Halloween.

Esta festa é celebrada no dia 31 de outubro, é comemorada em vários países do mundo, mas é muito famosa pelos Estados Unidos. Fui informada que esta celebração surgiu na Irlanda, isso mesmo, dizem que o dia das Bruxas teve origem na Ilha Esmeralda e que o Estados Unidos só começou a celebrar esta festa no século XIX, com a chegada dos imigrantes irlandeses na América do Norte. Meu irish boy diz que isso não procede e que o Halloween teve origem no México (já discutimos um monte por causa disso e não chegamos a nenhuma conclusão, então vamos seguindo com a história).

Soube também que o dia 31 de outubro foi escolhido porque é o encerramento do verão e o povo Celta acreditava que os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para que isso não acontecesse os humanos colocavam em suas casas, objetos para assustar os mortos, como caveiras, abóboras decoradas, teia de aranha, etc (o que para mim não faz o mínimo sentindo, como que você assusta um morto com uma caveira, mas vamos continuar seguindo). Eles achavam que isso seria suficiente para proteger sua casa e seus familiares dos ataques dos mortos.

Como a Irlanda foi muito católica, a festa era considerada pagã e por isso foi condenada em toda Europa na Idade Média, nesta mesma época a igreja trocou o nome de Halloween para o Dia das Bruxas e começaram os atos de comemorações aos condenados à fogueira pela Inquisição, (achei bem sinistra esta parte).

A Igreja católica por sua vez, precisava se redimir dos atos cometidos na Inquisição e criou o dia de Finados, 02 de novembro, para celebrar os entes queridos que se foram.

Bom, história contada, vamos ao que interessa! Eu amooooooooo o Halloween e na minha humilde opinião é a MELHOR festa da Irlanda.

Geralmente no final do mês de agosto as lojas já estão decoradas com coisas do Halloween, você acha desde decoração para casa, como copos, toalhas, teia de aranha artificial, como também acha fantasias, acessórios para carros, enfim, você acha de tudo, mas tudo mesmo para comemorar esta data, inclusive, lojas específicas são abertas somente no mês de setembro e outubro para atender a esta demanda.

Durante todo o mês você já pode participar de festas, inclusive todas as escolas de inglês oferecem alguma coisa sobre o tema, como: estudos na sala de aula, gincana, festas, etc.

Na semana do dia 31 é uma maravilha, fica igualzinho ao filme: Sexto Sentido.

halloween

“Eu vejo gente morta… Com qual frequência?… Todo o tempo!”

Onde você anda na Irlanda você vê alguém fantasiado, é muito divertido. Passei dois Halloween em Dublin e estou muito chateada de não passar o deste ano, por tanto que estiver por Dublin, aproveite!!!! A cidade fica cheia, você faz amigos, mas só tem um problema, todos os lugares estão lotados e é um custo entrar em qualquer pub ou balada e principalmente pegar bebida no bar.

Vai aí o meu Halloween

Batom na Mala Halloween

O primeiro Halloween a gente nunca esquece, comprei a fantasia bem baratinha, acho que paguei 10 euros, vi um vídeo no Youtube de maquiagem de caveira mexicana, eu mesma fiz, deu certo e curti muito.

Halloween irlanda

Festa da escola, geral fantasiado. É bom lembrar que na nossa cabeça Halloween é para ir tipo monstro, mas lá não funciona bem assim, galera vai fantasiada do jeito que quer.

Halloween para crianças

Quando eu era Aupair, que delícia foi este dia, sai com as crianças e bati de porta em porta, como nos filmes. Foi muito divertido e voltei para casa com a bolsa cheia de balas, chocolates e doces. Muito bacana ver o povo abrindo a porta também fantasiados e recebendo as crianças. Quem for aupair, eu recomendo ir com as crianças pegar doce, eu gostei muito e é bem rapidinho.

halloween temple bar

Halloween na rua do Temple Bar, uma visão geral da rua cheia.

halloween irlandes

Meus amigos irlandeses, não tem fantasia, não tem problema, joga sangue que dá tudo certo.

halloween amigos

Na minha antiga casa com pessoas especiais, que saudades.

Gente, é muito divertido, na Irlanda tem Halloween de verdade. Duvido alguém gostar de festa e não aproveitar o dia das Bruxas.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *