Preconceito de gingo com brasileiro

“Gringo” tem preconceito com Brasileiro

2 years ago

Venho pensando em como abordar este tema aqui no blog, na verdade este assunto já está me deixando incomodada a um bom tempo, mas preferi observar mais um pouco antes de dar minha opinião.

Antes de qualquer coisa, este post é uma visão geral e não quer dizer que a Irlanda se ressume a isso, porque não é verdade, este assunto esta sendo tratado somente para conhecimento.

Muitos Brasileiros reclamam que gringo tem preconceito com os brazucas, dizem em bom e alto som que os descendentes dos Tupiniquins estão aqui sofrendo humilhação e passando par situações desagradáveis e que isso se dá simplesmente porque somos latinos. Então vamos lá abordar algumas das famosas frases que ouço na rua praticamente todos os dias.

  1. BrasileirA (isso mesmo, com A maiúsculo para falar que é só para as mulheres)  é tudo p*** estão aqui só para arrumar um marido gringo e conseguir o passaporte vermelho.
  2. No Brasil precisa andar armado nas ruas porque a violência é muito grande e você precisa se defender.
  3. Os homens brasileiros não prestam e com toda certeza só vai te enganar.
  4. Brasileiro quer tomar vantagem em tudo.
  5. No Brasil só se aprende a jogar futebol para os meninos e dançar samba para as meninas.
  6. No Brasil só existe Rio de Janeiro, São Paulo e a Amazônia.
  7. O carnaval é o centro da putaria, que todo mundo pode beijar e fazer sexo onde quiser, quantas vezes quiser e com quem quiser. Também ainda sobre o carnaval dizem que as mulheres saem nuas nas ruas ou então com fantasias e para finalizar esta festa é considerada o centro de distribuição de drogas, prostituição e violência.
  8. Nunca vá ao Brasil sozinho porque você certamente será assaltado.
  9. As mulheres brasileiras são as mais ciumentas do mundo, cuidado com elas que elas são loucas.
  10. A maioria sai do Brasil “fugido” porque passa muita necessidade ou trabalha feito um escravo e o país é todo corrupto, então é melhor viver sozinho na Europa do que voltar para seu país.

Estas 10 frases são frases que eu já ouvi, ouço e tenho certeza que vou continuar ouvindo de Gringos para se referir a Brasileiros. Me lembro bem que as primeiras vezes que ouvi isso fiquei muito chateada e constrangida, mas depois percebi que esta é uma visão superficial que alguns Europeus tem sobre o pátria amada .

Ainda pensando como os gringos poderiam achar isso da brazucada, fiquei observando e pude perceber que eles tiram estes conceitos à partir de informações que nós mesmos passamos para eles.

É meu povo, esta é uma das origens do nosso problema de preconceito, o próprio Brasileiro queima o seu país, julga, fala mal, dá péssimos exemplos, generalizam e plantam uma péssima reputação.

Se uma brasileira se relaciona com um gringo (que isso é a coisa mais normal e comum de acontecer, porque estamos num país que não é o Brasil), os próprios Brasileiros dizem: “Agora você conseguiu o passaporte vermelho” “Saiu do Brasil para ser p*** na Europa, só está aqui para conseguir o passaporte…” e muita das vezes a pessoa nem conhece a outra, mas já faz o julgamento. Não posso falar que isso não exista, porque sim, tem algumas pessoas que estão aqui somente para tentar conseguir o passaporte vermelho, mas não é o caso de todas, óbvio. Chega a ser ridículo pensar que uma pessoa não pode se envolver com a outra porque ela é uma mulher sem caráter e sem valor, que o relacionamento foi somente construído a base de interesse.

Outra questão que me incomoda muito é sobre assunto relacionado a violência. Já vi Brasileiros explicando sobre violência no Brasil que eu, sendo brasileira fiquei com medo (agora imagina o gringo), em um destes casos eu perguntei para a pessoa em qual Brasil que ela vivia, porque não era o mesmo do meu. Mais uma vez falo, violência no Brasil tem demais, aliás tem na maioria dos lugares do mundo, mas o Brasil não é esta terra de ninguém, que só se mata, se rouba, se estupra, etc.

Bom, se eu for ficar aqui dando exemplos vou passar dias, mas o intuito não é  este.

Alguns gringos realmente tem esta visão que citei nas 10 frases acima, tem muito gringo que pensa exatamente desta maneira e de certo modo a culpa é NOSSA. Nós Brasileiros que falamos de uma maneira equivocada e pesada sobre o nosso país.

Então minha gente, quem já está aqui em Dublin, quem vai chegar ou quem vai para qualquer lugar do mundo, pense direito sobre o seu país, sobre o que você quer passar, sobre o que você quer que os outros pense sobre a sua raça, não se esqueça que quando você fala mal, você está prejudicando a você mesmo.

Acho muito legal, quando algum gringo vira para mim e diz: “Os Brasileiros são o povo mais feliz que eu já vi na vida”, “Os Brasileiros são muito animados e amigos”, “As Brasileiras são muito carinhosas e as mais bonitas do mundo”, “O seu país é onde eu queria ir nas próximas férias”, “Adoro a comida Brazuca…”.

Nós temos um milhão de defeitos, mas também temos um milhão de qualidades, acredito que nossa visão não é ruim aqui, que muito gringo gosta de brazuca e respeita, mas poderia ser bem melhor se cada um pensasse um pouco antes de sair difamado o seu próprio país .

Esta é uma dica para que o Brasileiro pare de gerar preconceito contra a sua raça e que ajudem os gringos a verem lados positivos sobre nós.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

2 thoughts on ““Gringo” tem preconceito com Brasileiro”

  1. Concordo com muitas coisas que falam do Brasil,eu como brasileira fico envergonhada com muita coisa,e outras me dão vontade de socar a cara de quem esta falando,mas me diga uma coisa,culpa de quem que “alguns”gringos pensem que todo brasileiro é tudo aquilo que vc citou no texto? Infelizmente as pessoas são assim pelo mundo todo “””Tive uma experiência horrível em (com) determinada pessoa (situação)(brasileiros) e o que acontece?? todos julgam os demais por aquilo q vivenciou..””
    Não é exclusividade de brasileiro ser ladrão,put*,mal carater…mas é sim nossa obrigação de mostrar ao contrário,pessoas vem pra Europa e apronta todas,tiram vantagens,enganam,roubam…infelizmente oque é mostrado “fora da sua casa” (Brasil) é o q faz com quem pensem isso e muito mais.

    eu como Brasileira com muito orgulho trouxe na minha bagagem da vida tudo de bom que aprendi, meu carater,honestidade,sorriso,abraço…distribuo a quem estiver interessado…

    a Irlanda pra mim é minha segunda casa,amo demais.

    1. É bem isso Gi, infelizmente tem muita gente que vem para a Europa e faz questão de mostrar o pior e de falar o pior sobre o Brasil, também me sinto envergonhada com este tipo de situação e na maioria das vezes com a maior calma, tento conversar e explicar tudo o que acontece e mostra o lado positivo.
      Me sinto feliz de saber que você assim como eu tem orgulho de ser Brasileira e de carregar as nossas boas bagagem e tentar deixar um pouco delas por onde vamos.
      Eu não posso reclamar de gringo com preconceito comigo, porque quando sinto alguma frase “fora do lugar” já vou logo conversando e tudo se acerta.
      Bjim e obrigada pelo carinho de sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *