Endiburgo

Edimburgo – Escócia

10 Mêses ago

Ei gente, eu sou a Nina e vou contar um pouquinho da minha viagem à Edimburgo pra vocês lindos que acompanham o Batom na Mala. No comecinho de dezembro viajei com meu namorado pra Edimburgo, na Escócia. Posso dizer que até agora foi o lugar mais bonito na Europa que já visitei. Como a cidade é construída em terreno montanhoso, é bem fácil conseguir vistas maravilhosas da cidade inteira. É difícil não deixar o queixo cair.

Endiburgo 1

Endiburgo 2

A cidade antiga foi construída na parte que vai do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyroodhouse ligados pela Royal Mile uma avenida gigante cercada por prédios maravilhosos e várias “Closes”. As Closes são ruelas abertas entre prédios super altos (10 andares ou mais) onde antigamente as pessoas mais pobres moravam nos andares mais baixos e os mais ricos nos mais altos, perto da superfície. As “Closes” ligam a Royal Mile to partes mais baixas da cidade e podem esconder várias surpresas agradáveis como restaurantes, museus e lojinhas alternativas.

Vou contar um pouquinho então dos meus 4 dias em Edimburgo e dar algumas dicas pra quem pensa em visitar.

Meu primeiro dia na cidade foi dia de Castelo, claro! O castelo não dá pra passar batido, você consegue vê-lo de qualquer lugar no centro da cidade. É super conservado, gigantesco e maravilhoso. Eu sou apaixonada por castelos e coisas medievais, então pra mim foi um prato cheio. O ingresso para o castelo custa £16,50 e te dá direito de ver tudo lá dentro e ficar quantas horas desejar. Além da história super interessante, o castelo tem várias salas e pequenos museus. Você pode ver as jóias originais da coroa Escocesa, Museu das guerras, as prisões da guerra, o memorial dos soldados que lutaram na guerra (absolutamente maravilhoso), o Palácio Real e muito mais. Esse é um passeio imperdível e pra quem gosta de história medieval pode separar um bom tempo pra ficar la dentro. Confira aqui mais informações: http://www.edinburghcastle.gov.uk/

15871271_1505738432777327_1245126568_n

Endiburgo 3

Como passamos a maior parte do dia no castelo, tiramos a noite para andar pela cidade então visitamos a Royal Mile e todas as lojinhas de suvenir possíveis (boa parte das minhas viagens passo comprando…”num guento”, adoro souvenir). Como fiquei hospedada em Grassmarket, fomos jantar em um pub chamado The Fiddlers Arms e provar o tradicional Haggis que nada mais é que bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia”. Parece a coisa mais nojenta do mundo, mas achei até gostoso (não pra comer todo dia).

15870934_1505746292776541_620274652_n

15871364_1505748162776354_1875252392_n

15910208_1505747299443107_1721921564_n

No segundo dia visitamos a The Real Mary King’s Close. Essa é uma “close” atração turística. Mary King’s close foi parcialmente coberta para a construção do que agora é a “City Chambers”, mas na época era o mercado interno para os comerciantes ricos. Quando foi coberta, todos os moradores das casas abaixo do nível da rua foram evacuados e as casas ficaram abandonadas. A visita é guiada e é bem legal pois você aprende sobre as pessoas que moravam ali, como elas viviam e como as casas eram divididas e todas as histórias e personagens são reais. Como a atração está sempre lotada vale a pena comprar os ingressos online com antecedência. Quando compramos o ingresso da Real Mary’s Kings Close compramos também o “Over the Ground Tour” oferecido por eles e foi bem legal ouvir as histórias, na maioria grotesca, do passado de Edimburgo, de como a cidade foi construída e como ela funcionava. Infos: www.realmarykingsclose.com.

Depois de todas esses tours fomos ao Scotish Whiskey Experience. A tour é bem curtinha e você a faz dentro de um barril (me senti um Hobbit – quem viu o último filme vai entender =p). Ai eles explicam o processo de fermentação, ingredientes etc. Depois disso você desce do barril, tem uma parte curta e começa um corredor que funciona como um Museu do Whiskey. São muitas garrafas… muuuuitas, um corredor e uma sala inteira de garrafas do chão ao teto, bem lindo. Lá você toma o seu primeiro shot e na próxima sala que é o bar de dão outro shot e o copinho para que você leve de lembrança. Jantamos no restaurante do Whiskey Experience e foi excelente…a comida maravilhosa. Já o Whiskey escocês não gosto muito, acho os Whiskeys Irlandeses mais gostosos.

15841614_1505748722776298_529509750_n

15910287_1505749002776270_2073186585_n

Depois da aventura alcoólica fomos visitar o “Christmas Market” no Princess Gardens. Uma coisa tenho a dizer… aquilo sim é um Christmas Market. Minha gente, quanta luz, quanta comida, quanta barraquinha, quanta gente feliz. Incrível e indescritível!

15870450_1505749469442890_961145629_n

15870734_1505749936109510_228863264_n

15879152_1505749282776242_1983122128_n

No dia seguinte fomos ao Palácio de Holyroodhouse, que é a residência real na Escócia. Não chegamos a entrar no Palácio, mas da pra ver pelo lado de fora e é bem lindo. Na frente do palácio tem a lojinha real que vende varias coisas oficiais da coroa inglesa (tudo caro, mas bem bonito!). A visita ao palácio vai ficar pra próxima. Do palácio fomos à Carlton Hill. Como o nome já diz é uma montanha e nela fica o planetário e vários monumentos dedicados a escritores e filósofos escoceses. A vista nem preciso dizer que é fantástica. De um lado a cidade de Edimburgo e do outro o oceano e as ilhas. De lá também a vista do Arthur’s Seat é perfeita. Um pouquinho de historia: https://en.wikipedia.org/wiki/Calton_Hill

15878817_1505750972776073_1282393235_n

15871090_1505751599442677_1479154621_n

Como uma andadinha de nada tá lá você de novo no centro. O bom de Edimburgo é que a maioria das atrações turísticas é bem pertinho do centro. Então resolvemos ir na Câmera Obscura. Já estava escurecendo e esse não é o melhor horário, pois a Câmera obscura em si precisa de luz do dia, mas a atração é muito mais que isso. No prédio de 4 andares funciona um museu de ilusões óticas. Geeeeeenteeeee, diversão garantida. A gente conseguiu dar uma olhadinha na câmera obscura, mas o “museu” em si é fantástico. Tem todo tipo de ilusão ótica e sensorial que você possa imaginar. Boa sorte no túnel que roda, mas não roda. Jeeeysus achei que ia morrer, de desespero e de tanto rir! Infos: http://www.camera-obscura.co.uk/

Ah! Vá ao banheiro e cuidado com a cobra! =p Voltamos pra Grassmarket e jantamos no Beehive-inn, comida de pub de primeira!

15870935_1505761319441705_1810813544_n

Ahhh último dia… tão triste. Edimburgo é tão linda que queria ficar la pra sempre, mas não deu! Como tínhamos que sair do Airbnb as 11am, fomos andando pela Princess Street and gardens até a estacão de ônibus pra deixar as malas no locker (£8 pelo locker grande por 12h), pois nosso voo era só noite. De la fomos na George Street ver o Street of Lights, que é um corredor de luzes lindo e que a noite tem shows (só na época do Natal). Ainda estava claro pra ver as luzes e como já era hora do almoço fomos almoçar. Encontramos um restaurante de tapas chamado Café Andaluz. Comida e decoração maravilhosos, super recomendo! Depois fomos andar no Christmas Market e comprar um Kit pro namorado (sexyyyy). Quando começou a escurecer voltamos à George Street pra ver a Street of Lights…e que maravilha!!! Vale super a pena ir pra Edimburgo no Natal, é muito mágico.

15909628_1505774466107057_219388630_n

Hora de voltar para casa, mas vou dar umas últimas dicas e um presentinho.

Na primeira noite, como era aniversário do namorado ficamos no Royal Scots Club. O Hotel é super chique e maravilhoso, mas tem até código de vestimenta (dress code). Por tanta chiquesa o preço foi excelente £119 pela noite e tinha opções mais em conta. Info: https://www.royalscotsclub.com/

Os outros dias alugamos um ap pelo Airbnb. O ap ficava perto de tudo e tinha vista pro castelo. Só precisamos de transporte pro aeroporto, o resto todo fizemos andando. O ap ficou em €63 a diária (pra duas pessoas) e tínhamos tudo como cozinha equipada, banheiro com banheira de hidromassagem, sala grande e espaçosa, TV, Internet, caminha confortável com vista pro castelo.  O ap foi esse: https://www.airbnb.ie/rooms/1920609 e se você se cadastrar por esse link www.airbnb.ie/c/nduoli1 você ganha €30 de crédito (ou o equivalente em R$).

Nina, muito obrigada por compartilhar com a gente a sua viagem, fiquei muito feliz de conhecer um pouco mais de Edimburgo e vou colocar este roteiro para minha próxima trip.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *