River Liffey

Divisão de bairros em Dublin

5 Mêses ago

Dublin tem uma maneira bem simples para a organização dos bairros que facilita o senso de localização dos brasileiros, porém os Irlandeses não usam muito o tipo de linguagem que vou mostrar para vocês aqui.

Para iniciar vamos ver o mapa de Dublin.

dublin_map
* Foto da internet.

Vamos ao que interessa, Dublin 1 e 2 são os bairros que são considerado “centro da cidade”, neles você vai encontrar a maioria das escolas, supermercados, lojas, pubs, baladas… no centro você encontra de tudo. Então falou que é D1 ou D2 você pode pensar no centro da cidade.

No meio de Dublin passa um rio que é chamado de River Liffey, este rio divide a cidade entre os números pares e números impares.

Liffey rio

Liffey river
Rio Liffey

Estas são algumas das fotos que tirei do Rio Liffey e postei no meu Instagram. Se você ainda não me segue por lá @batomnamnala, corre, tem muitas fotos da Irlanda e deste mundão 🙂

Bom, de um lado da cidade estão todos os números ímpares como D1, D3, D5, etc… Os números ímpares são considerados Zona Norte. Já os números pares D2, D4, D6, etc… são considerados Zona Sul.

Só para vocês se localizarem melhor eu já morei em D1 e gastava uma média de 5 minutos para chegar na minha escola, também já morei em D7, D8, D14, que gastava uma média de 20 a 30 minutos no ônibus para chegar no centro. Mais isso você precisa conferir, porque no caso eu morei no final de D7, D8 e D14, se você morar no início não gasta tanto tempo assim e pode chegar ao centro andando ou de bike.

Atualmente moro em D6, vou andando para o centro e gasto uma média de 10 a 15 minutos. Se eu optar por ir de bus eu pago em dinheiro (porque não tenho mais carteirinha de estudante que dá um pequeno desconto), 2,70 (euros) o trecho.

Fique atento na hora de fechar o seu intercâmbio, confira a sua localização para não ficar perdido e para não ter gastos inesperados com transportes.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *