visto

Dicas para não ter problemas com imigração no Aeroporto

7 Mêses ago

Bom, digamos que eu já passei por algumas vezes pela a imigração no aeroporto e em alguns casos é desconfortável e desagradável como eles tratam os imigrantes, então, para evitar qualquer situação indesejada o post de hoje são dicas simples para que você que está vindo para o intercâmbio em Dublin possa passar pela imigração sem nenhum problema.

Separe todos os seus documentos em uma pasta, isso vai facilitar para que você não fique perdido na hora de apresenta-los na imigração.

Na pasta deve conter:

  1. Seu passaporte,
  2. A carta da escola comprovando que você está vindo para estudar.
  3. Sua carta de acomodação – lugar onde você ficará hospedado.
  4. Seu comprovante de dinheiro – as vezes o deposito no VTM ou até mesmo as notas (espécies)
  5. Seu voo de volta para o Brasil.

Lembrando que as cartas devem ser em inglês.

Assim que chegar na imigração já apresente seu passaporte com a carta da escola e seu endereço de hospedagem. Estes 3 itens é certeza que eles vão pedir.

Quando vim a primeira vez em 2014 eu não sabia falar nada, então entreguei tudo de uma vez e treinei a frase antes, falando que eu não sabia falar inglês, o senhor me fez algumas perguntas e eu só respondia: Sorry, I don’t speak English. Ele continuava me fazendo perguntas e eu seguia repetindo a frase, na verdade eu não sabia falar nada mesmo. Então ele cansou de me fazer perguntas, conferiu meus documentos, viu que estava tudo certo e me liberou.

Durantes as viagens que fiz em meu intercâmbio eu sempre levei comigo meu passaporte, meu PPS e GNIB (documentos que você tira aqui – PPS é seu registro de trabalho e o GNIB é o seu visto de estudante), e uma carta da escola comprovando minha frequência no curso. Sempre apresentava meu passaporte e GNIB e isso sempre foi suficiente, mas tinha meu PPS e a carta da escola como garantia, nunca se sabe quando alguém vai implicar com a gente.

Agora nesta última vez que passei na imigração, a 2 semanas atrás, o rapaz não gostou muito de mim, talvez porque eu já fiz intercâmbio em Dublin por dois anos, estava com um passaporte novo e estava solicitando o visto de turista. Como sempre entreguei os documentos, mas eles me fizeram um milhão de perguntas e como agora consigo me comunicar respondi a todas as perguntas, eles me interrogaram por 2h, isso mesmo, me deixaram em uma salinha especial, toda hora vinha alguém me perguntar alguma coisa, pegaram meu computador e meu celular, um rapaz até gritou comigo e foi super grosso, dizia que queria me deportar, mas eles não viram nada de errado. Eu nunca estive na Irlanda ilegal, nunca trabalhei mais que o permitido, ia nas aulas corretamente, nunca deixei nada a desejar, e para meu visto de turista estava tudo certo também, então não teve como me deportar e aqui eu estou.

O que quero dizer é que se você está com tudo certo, está legal, com todas as documentações a imigração mesmo que queira não vai conseguir fazer nada com vocês. Mantenha a calma e responda com clareza. Tudo vai dar certo.

Venham tranquilos, venha com tudo organizado e seja feliz.

Enquanto isso, vamos colocar o nosso batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

4 thoughts on “Dicas para não ter problemas com imigração no Aeroporto”

    1. Ei Cecília, a minha carta chegou por email, então eu deixei a mesma salva no meu email e imprimi uma via. Acho necessário que você imprima e coloque a mesma junto com os seus outros documentos porque com toda certeza a imigração vai te pedir e eles preferem no papel.
      Espero ter ajudado. Bjim.

  1. Ale, eu li em algum lugar que a carta de acomodação tinha que ser de pelo menos 2 semanas. Eu fechei apenas 1, embora saiba que costuma ser pouco. Você acha que eles podem barrar?

    Beijão!!

    1. Ei Pam, acho que você não terá problema nenhum. A carta de acomodação é só para comprovar que você tem onde ficar assim que chegar. A que eu vim nem tinha prazo de permanência. Se você estiver com todos os documentos e com a carta da escola fique despreocupada que vai dar tudo certo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *