porque fazer intercambio

10 motivos para não fazer intercâmbio

1 year ago

As vezes a vontade de sair do seu país e se aventurar em um intercâmbio é tão grande, mais tão grande que você não consegue pensar nas consequências de suas atitudes. Por este motivo o post de hoje é uma alerta, uma mãozinha amiga para que você saiba que existem 10 motivos para não se fazer um intercâmbio.

Então vamos lá.

  1. Você nunca mais vai pertencer a lugar nenhum.

intercambio

Por mais que você ame o Brasil, por mais que você queira voltar para a pátria amada, por mais que você tenha ficado um curto período de tempo fora, acredite, você dificilmente vai pertencer a um só lugar. Parece loucura, mas é um fato, você vai se transformar em um tipo de “Frankenstein“, vai parecer um ser emendado com as culturas dos lugares por onde viveu e por onde passou.

 

2) Vai virar o rei ou rainha das comparações.

comparações

É um saco, mas quem faz um intercâmbio adquire a mania de comparar tudo, principalmente no retorno para o seu país de origem. Acostume-se com as frases: “Mas lá era assim”, “Mas isso é tão diferente de onde eu morava”… Coisas do tipo serão corriqueiras no seu dia a dia pós intercâmbio.

 

3) Não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou.

eu na vida

O indecisão maldita… A maioria dos intercambistas vão viver para sempre com este dilema, ficar ou vazar, e isso eu digo não só a respeito do nosso país, mas também durante o intercâmbio, você fica o tempo todo pensando no que vai fazer. Sem contar a saudade que maltrata o tempo todo.

 

4) Você vai se tornar uma pessoa intrometida quando o assunto é viagem.

viagem

Sim, isso não tem como correr, você vai tomar posse de um espirito viajante e qualquer assunto do tipo vai te interessar, e quando menos perceber já vai estar falando de seus passeios e lugares favoritos sem ao menos alguém ter te perguntando.

 

5) A vida de trabalho convencional não vai te atrair tanto.

trabalho criativo

Depois que você aprende que fazer uma “faxina” pode te render dinheiro para fazer uma viagem, aaaah meu amigo, não tem “trabalho de escritório” aqui no Brasil que te dê a sensação de liberdade que um intercâmbio vai te oferecer. Não que os empregos lá sejam dos melhores ou que a vida lá é fácil, mas é que a rotina de trabalho do Brasil é bem diferente de um trabalho fora.

 

6) Nem todos os seus amigos vão ser mais seus amigos.

amigos de internet

Sabe aqueles velhos amigos, pois é, infelizmente alguns deles simplesmente não serão mais seus amigos, o papo não vai bater, os horários, as rotinas, sua nova visão de mundo… Talvez muitos deles vão se tornar seus amigos virtuais, pelas redes sociais. Eles vão se juntar a legião de amigos que você deixou espalhado pelo mundo. Pode apostar, você vai perder bastante tempo matando saudades pela internet.

 

7) Vai se tornar o ídolo da sua família ou a ovelha negra.

ovelha negra

Alguns vão achar que você é o top da família, que fez coisas que poucos fizeram ou teriam coragem para fazer, já outros vão te achar metido, chato e ainda vão falar: “Lá vem ela falar da Europa, grandes coisas.” Alguns vão achar que seu intercâmbio é pura modinha, que é rebeldia ou que talvez você é um cara que queria viver e experimentar, fato que você será diferente dos demais, se prepare.

 

8) Vai olhar vários sites de viagens e passagens aéreas.

economia para viajar

Vai trabalhar pensando em férias e qual será o seu próximo destino, vai olhar outros lugares para morar porque vai ser difícil se adaptar, vai ler sites e querer indicações de viagens, mesmo que sua conta bancária te avise que você não tem condições de ir nem na esquina.

 

9) Vai se conhecer melhor e isso vai irritar muita gente.

ame a si mesmo

Nem todo mundo está preparado para aceitar que você está numa boa, que você não precisa de muito dinheiro para ser feliz, que você consegue ficar sem paquerinhas porque esta se paquerando, que você está se importando mais com você do que com o que o próximo pensa. Cuidado, a sua estabilidade emocional vai desestabilizar muita gente.

 

10) Vai perder o medo.

sem medo

Esta aí, você vai perder o medo, nada vai ser impossível, nada vai gerar uma paralisação, o máximo que vai acontecer é um frio na barriga que você vai logo lembrar que já passou situação pior e vai encarar de frente. Fazer intercâmbio te faz perder o medo, te torna mais confiante e mais audacioso, mas é um audacioso com cautela.

Bom, estes são os 10 itens que você provavelmente sofrerá as consequências depois de um intercâmbio.

Pense bem!!!!

Na minha humilde opinião, eu fiz a escolha certa quando escolhi sair do meu país e se tivesse que fazer outra vez o faria, exatamente igual e com a mesma intensidade.

Enquanto isso, vamos colocar o nossa batom na mala e seguir a nossa viagem.

Alessanda Assis | Batom na Mala

4 thoughts on “10 motivos para não fazer intercâmbio”

  1. Nossa muito lindo esse post, me emocionou…acompanho seu blog faz algumas semanas por estou planejando meu intercâmbio, é bom porque daí vou um pouco mais preparada sabendo os possíveis perrengues que vou passar hahah. parabéns beijãooo

  2. Ale você some.. não faça isso. Adoro seus posts, principalmente sobre intercâmbio e sobre a Irlanda. Fala mais pra gente, como está sua vida no Brasil agora? Beijos

  3. Amei o post! Genial: “você consegue ficar sem paquerinhas porque está se paquerando” hahaha. Estou há 4 meses aqui na Irlanda e sinto exatamente isso de não temer desafios, nada é grande o suficiente que não possa ser encarado e acho que quando voltamos para o Brasil os desafios devem parecer ainda menores. Acredito que crescemos muito como pessoa e nos fortificamos muito! Beijos e parabéns pelo blog 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *